HISTÓRICO
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Símbolo do Necaps |
O
Proapecin se consolidou contribuindo para que em 2003 se pudesse criar o
Grupo de Estudos em Educação Científica Ambiental e Práticas Sociais
(Gecaps), sendo um dos primeiros grupos de estudos e pesquisa da
Universidade do Estado do Pará, a ser cadastrado no Diretório de Grupos
de CNPq. Com a ampliação das ações, ingressos de novos alunos e
professores, o trabalho se fortaleceu passando o Gecaps, a desenvolver
um amplo trabalho que na avaliação dos seus integrantes extrapolava a
categoria de Grupo de Pesquisa.
Assim,
em 2005, foi iniciado o processo de transformação do referido grupo
para a criação do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e
Práticas Sociais (Necaps). O Necaps está institucionalizado como núcleo
de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao Centro de Ciências Sociais e
Educação, por meio da Resolução Nº 1382/06 do Conselho Universitário.
Suas ações integram conhecimentos de Ciência, Ambiente e Saúde de forma
interdisciplinar dirigidas à Educação da Juventude, com a perspectiva de
contribuir na construção de um trabalho educativo, que promova a
construção da cidadania, justiça social e melhoria da qualidade de vida e
do ensino, especialmente na Amazônia Paraense.
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Estrutura Organizacional do Necaps: fluxo |
MISSÃO
Colaborar
na construção de um projeto educativo que vise o fortalecimento de uma
sociedade mais justa – virtude de dar a cada um aquele direito que é
seu, mais livre- no sentido de não ser servil e ter o poder de decidir e
agir com autonomia em função do coletivo, mais democrática- que
respeite a pluralidade de idéias, sem coerção e discriminação a partir
de um trabalho voltado a educação científica , educação ambiental e
educação para saúde, metodologicamente desenvolvido através de
atividades de informática, de iniciação científica e atividades lúdicas
tendo como referência o contexto amazônico.
OBJETIVOS
•
Investigar e discutir a produção do conhecimento nas áreas de Educação
Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde que de forma
articuladas orientam práticas sociais formais e não formais dirigidas a
educação de adolescentes sintonizadas com o desafio da construção da
cidadania, e melhoria da qualidade de vida. e da escola pública de
qualidade;
• Realizar
ações integradas de ensino, pesquisa e extensão em Educação Científica,
Educação Ambiental e Educação para Saúde dirigidas ao adolescente
visando a valorização dos bens naturais e culturais, sua
sustentabilidade e emancipação humana;
•
Aprofundar estudos teórico-metodológicos voltados para a solução de
problemas de ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Científica,
Educação Ambiental e Educação para Saúde;
• Promover
eventos científicos e culturais voltados para a educação do adolescente
vinculada a temas de Ciências Naturais, Educação Ambiental e Saúde de
forma integrada;
• Fomentar
ações de socialização do conhecimento científico através da produção de
textos, do mural científico, cartilhas, cursos voltados para as áreas
de sua atuação;
•
Propiciar aos discentes dos cursos da UEPA e professores do ensino
fundamental e médio, espaço para realização e participação em atividades
diversas (estágio, atividades de iniciação científica, formação inicial
e continuada) como contribuição ao desenvolvimento profissional.
CONCEPÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO
Entendendo
que Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde não
podem ser tratadas de forma isolada, o Necaps busca desenvolver um
trabalho educativo com enfoque interdisciplinar articulando ações de
ensino, pesquisa e extensão, de modo que os participantes dos programas
desenvolvidos pelo Núcleo, ampliem sua compreensão sobre a realidade e
possam nela intervir a partir de um processo permanente de reflexão –
ação a partir dos temas trabalhados. Assim, a ação pedagógica
desenvolvida visa uma formação ampla (social, cultural, econômica,
política e ambiental) que impulsione o cidadão a lutar pelos direitos de
cidadania e emancipação social sustentado pela compreensão crítica dos
conhecimentos científicos, com base nos seguintes pressupostos:
indissociabilidade entre teoria e prática, Interdisciplinaridade,
Iniciação Científica e Valorização do Ambiente.
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V Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares - 2015, CCSE/UEPA. |
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