Projetos

A partir de 2016, o Necaps/CCSE/UEPA, desenvolverá os seguintes projetos de pesquisa:

1. Linha de Pesquisa: Cultura de Paz.
a) Projeto: Formação de teias infanto-juvenis para uma cultura de paz em Belém/PA: diálogo, segurança e convivência
b) Pesquisador Responsável: Maria de Nazaré Sodré
c) Objetivos da Pesquisa:
  • Analisar questões relacionadas aos valores humanos e temas transversais mais vinculados ao cotidiano da vida infanto-juvenil, em condições de riscos sociais diversos, que favoreçam com a sua formação e valorização da vida, da comunidade e do ambiente;  
  • Verificar se a educação voltada para valores humanos, orientadas para crianças e jovens, tende como condição de boas formas de convivência; 
  • Constatar se a educação com temas transversais a vida infanto-juvenil, tende como condição possível de contribuir com a sociedade local, agindo como sujeito de mudança; 
  • Descrever sobre os valores humanos e temas transversais discutidos em uma educação dialogada que mais promovem a emancipação e o protagonismo juvenil; 
  • Investigar sobre o processo formativo de professor voltado para valores humanos e temas transversais a vida infantil; 
  • Vivenciar momentos de reflexão em que crianças e jovens sejam capazes de se aprimorar espiritualmente e melhorar sua qualidade de vida
  • Promover uma educação voltada para valores humanos como condição de boas relações cotidianas e com o outro.
d) Ficha Técnica do Projeto: Clique Aqui

2. Linha de Pesquisa: Cultura Digital.
a.1) Projeto: Desenvolvimento e análise de jogos eletrônicos na educação
b.1) Pesquisador Responsável: Adriano Augusto Addario dos Santos
c.1) Objetivos da Pesquisa: 
  • Desenvolver jogos eletrônicos aplicados à educação;
  • Estudar os impactos dos jogos eletrônicos no comportamento de estudantes dos diferentes níveis de ensino; 
  • Analisar como jogos eletrônicos podem ser utilizados como ferramentas didáticas no processo de ensino aprendizagem.
d.1) Ficha Técnica do Projeto: Clique Aqui


a.2) Projeto: Cultura Digital: novos saberes e práticas
b.2) Pesquisador Responsável: Márcia Hellen Soutello Mendes Santos
c.2) Objetivos da Pesquisa:
  • Avaliar criticamente a relação entre tecnologias de informação e de comunicação digitais e educação: imersão das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, desenvolvimento histórico, condições atuais e perspectivas futuras;
  • Conhecer, analisar e caracterizar as tecnologias utilizadas na Educação, especialmente na Cultura Digital no século XX e no início do séc. XXI
  • Elencar as novas práticas, as habilidades necessárias e as experiências com as tecnologias na educação formal, pelo prisma cultural;  
  • Elaboração de experiências baseadas em cenários de aprendizagens, no contexto da cultura digital, para professores de escolas públicas e parceiras do Necaps.  
d.2) Ficha Técnica do Projeto: Clique Aqui.



a.3) Projeto: Aprendizagem significativa: implicações para o ensino e para a investigação sobre o ensino de ciências
b.3) Pesquisador Responsável: Tânia Roberta Costa de Oliveira
c.3) Objetivos da Pesquisa:
  • Investigar as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa, a partir da utilização das metodologias ativas, para o ensino e para a investigação sobre o ensino de ciências;
  • Compreender o processo da aprendizagem significativa em um contexto real de ensino fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa;
  • Favorecer a aprendizagem significativa de temas científicos a partir da utilização de metodologias ativas;
  • Promover a análise das possibilidades da Aprendizagem Significativa por meio de metodologias ativas;
  • Determinar as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa na investigação sobre o ensino.

 d.3) Ficha Técnica do Projeto: Clique Aqui.

3. Linha de Pesquisa: Formação Cultural de Professores.
a) Projeto: Itinerários formativos do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps/CCSE/UEPA: articulando saberes, práticas e processos educativos na perspectiva da formação cultural de professores
b) Pesquisador Responsável: Carlos Alberto Saldanha
c) Objetivos da Pesquisa
  • Analisar os itinerários formativos estabelecidos no Necaps, que possibilitam aos envolvidos construir um referencial de formação cultural em suas práticas sociais cotidianas vivenciadas nos processos educativos do Núcleo;
  • Identificar os saberes e as práticas inscritas nos itinerários formativos do Necaps;
  • Descrever os itinerários formativos e as trajetórias acadêmicas dos integrantes do Núcleo;
  • Avaliar os itinerários formativos construídos nos processos educativos do Necaps, na perspectiva de formação cultural de professores no Núcleo.
 d) Ficha Técnica do Projeto: Clique Aqui

4. Linha de Pesquisa: Sociobiodiversidade, Sustentabilidade e Educação.
a.1) Projeto: Educação ambiental e valorização dos saberes amazônicos no contexto escolar
b.1) Pesquisador Responsável: Fernanda Rocha
c.1) Objetivos da Pesquisa:
  • Identificar as representações de alunos do ensino médio de escolas públicas de Belém sobre os saberes amazônicos; 
  • Investigar quais são os saberes amazônicos mais conhecidos pelos jovens; 
  • Identificar a importância da relação homem x natureza para a valorização dos saberes amazônicos;  
  • Levantar dados sobre a opinião dos estudantes com relação ao tratamento dos saberes amazônicos no contexto escolar; 
  •  Propor oficinas e palestras sobre a constituição e valorização de tais saberes. 
d.1) Ficha Técnica do Projeto: Clique Aqui


a.2) Projeto: Sustentar-habilidades: ecologias inventivas a partir do(s) olhar (es) da juventude paraense
b.2) Pesquisador Responsável: Mairna Costa Dias
c.2) Objetivos da Pesquisa:
  •  Perceber como o olhar da juventude integrante da rede pública de ensino de Belém revelado em fotografias pode incitar modos distintos de ver o ambiente, capazes de romper com discurso vigente e hegemônico da sustentabilidade em detrimento de uma ecologia de si;
  • Debater discursos e ideologias ambientais que marcaram o século XX e que avançam no momento presente;  
  • Compreender as subjetividades ambientais presentes nas narrativas e nas fotografias dos sujeitos envolvidos na pesquisa; 
  •  Analisar as subjetividades enunciadas sobre a ecologia de si que foram ressignificadas pelos sujeitos depois da experiência das fotografias.
 d.2) Ficha Técnica do Projeto: Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário