O Necaps



HISTÓRICO 


Símbolo do Necaps
O Núcleo de Estudo em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps, teve sua origem em 1996, com o Projeto de Aperfeiçoamento Pedagógico a Alunos Professores (Proapap), implementado por iniciativa das professoras Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca e Maria de Nazaré dos Remédios Sodré, no Centro de Ciências Sociais e Educação- CCSE da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Esse projeto, em 1997, se ampliou formando o Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico em Ensino de Ciências Naturais (Proapecin).



O Proapecin se consolidou contribuindo para que em 2003 se pudesse criar o Grupo de Estudos em Educação Científica Ambiental e Práticas Sociais (Gecaps), sendo um dos primeiros grupos de estudos e pesquisa da Universidade do Estado do Pará, a ser cadastrado no Diretório de Grupos de CNPq. Com a ampliação das ações, ingressos de novos alunos e professores, o trabalho se fortaleceu passando o Gecaps, a desenvolver um amplo trabalho que na avaliação dos seus integrantes extrapolava a categoria de Grupo de Pesquisa.


Assim, em 2005, foi iniciado o processo de transformação do referido grupo para a criação do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps). O Necaps está institucionalizado como núcleo de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação, por meio da Resolução Nº 1382/06 do Conselho Universitário. Suas ações integram conhecimentos de Ciência, Ambiente e Saúde de forma interdisciplinar dirigidas à Educação da Juventude, com a perspectiva de contribuir na construção de um trabalho educativo, que promova a construção da cidadania, justiça social e melhoria da qualidade de vida e do ensino, especialmente na Amazônia Paraense. 


Estrutura Organizacional do Necaps: fluxo
Suas atividades estão dirigidas a jovens de 10 a 18 anos, discente da UEPA, professores, comunitários e profissionais que atuam na educação da juventude e instituições interessadas nas áreas de sua atuação, por meio da articulação de suas Linhas de Pesquisa, que se materializam em projetos e ações de formação, ensino, pesquisa e extensão.



MISSÃO


Colaborar na construção de um projeto educativo que vise o fortalecimento de uma sociedade mais justa – virtude de dar a cada um aquele direito que é seu, mais livre- no sentido de não ser servil e ter o poder de decidir e agir com autonomia em função do coletivo, mais democrática- que respeite a pluralidade de idéias, sem coerção e discriminação a partir de um trabalho voltado a educação científica , educação ambiental e educação para saúde, metodologicamente desenvolvido através de atividades de informática, de iniciação científica e atividades lúdicas tendo como referência o contexto amazônico.



OBJETIVOS


• Investigar e discutir a produção do conhecimento nas áreas de Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde que de forma articuladas orientam práticas sociais formais e não formais dirigidas a educação de adolescentes sintonizadas com o desafio da construção da cidadania, e melhoria da qualidade de vida. e da escola pública de qualidade;

• Realizar ações integradas de ensino, pesquisa e extensão em Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde dirigidas ao adolescente visando a valorização dos bens naturais e culturais, sua sustentabilidade e emancipação humana;

• Aprofundar estudos teórico-metodológicos voltados para a solução de problemas de ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde;

• Promover eventos científicos e culturais voltados para a educação do adolescente vinculada a temas de Ciências Naturais, Educação Ambiental e Saúde de forma integrada;

• Fomentar ações de socialização do conhecimento científico através da produção de textos, do mural científico, cartilhas, cursos voltados para as áreas de sua atuação;

• Propiciar aos discentes dos cursos da UEPA e professores do ensino fundamental e médio, espaço para realização e participação em atividades diversas (estágio, atividades de iniciação científica, formação inicial e continuada) como contribuição ao desenvolvimento profissional.



CONCEPÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO



Entendendo que Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde não podem ser tratadas de forma isolada, o Necaps busca desenvolver um trabalho educativo com enfoque interdisciplinar articulando ações de ensino, pesquisa e extensão, de modo que os participantes dos programas desenvolvidos pelo Núcleo, ampliem sua compreensão sobre a realidade e possam nela intervir a partir de um processo permanente de reflexão – ação a partir dos temas trabalhados. Assim, a ação pedagógica desenvolvida visa uma formação ampla (social, cultural, econômica, política e ambiental) que impulsione o cidadão a lutar pelos direitos de cidadania e emancipação social sustentado pela compreensão crítica dos conhecimentos científicos, com base nos seguintes pressupostos: indissociabilidade entre teoria e prática, Interdisciplinaridade, Iniciação Científica e Valorização do Ambiente. 
 
V Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares - 
2015, CCSE/UEPA.

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