domingo, 21 de fevereiro de 2016

Você conhece o Necaps? Sabe o que um Núcleo de Ensino-Pesquisa-Extensão faz?

Você conhece o Necaps do CCSE/UEPA? Sabe o que um Núcleo de Ensino-Pesquisa-Extensão faz e mais que isso, sabe sua importância e finalidade para a Universidade e a Educação Superior?

De certo já deve ter ouvido falar que a função social da Universidade está ligada diretamente a articulação de um tripé metodológico, baseado em atividades integradas de ensino, com a pesquisa científica e a extensão universitária, certo?

Mas você sabe desde quando isso passou a ser uma exigência institucional as Universidades? Pois bem, legalmente falando foi com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), que essa finalidade ficou bem definida, cabendo as Instituições de Ensino Superior (IES) essa missão (BRASIL, 1996). É neste, contexto que a necessidade de se organizar Grupos de Pesquisa se tornou cada vez mais necessário para sustentar as Universidades, uma vez que esses grupos são lócus privilegiados para a produção do saber científico.

Em pesquisas realizadas por Silva Júnior (2011) e Silva Júnior, Souza e Gama (2007), em algumas Universidades surgiu ainda, um lócus específico e muito particular que transborda a ideia da pesquisa enquanto referência para o grupo. No caso da Universidade do Estado do Pará, estes foram categorizados institucionalmente como Núcleo de Ensino-Pesquisa-Extensão, cujas características peculiares desses grupos está a preocupação permanente com os processos educativos que mobilizam a formação dos sujeitos envolvidos nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Os Núcleo de Ensino-Pesquisa-Extensão, portanto, foram categorizados como espaços diferenciados de formação e aprendizagem, no contexto da Universidade, tornando-se verdadeiros e ao mesmo tempo "novos" Territórios de Formação (SILVA JÚNIOR, 2011), uma vez que desenvolvem de maneira singular processos de pertencimento com aquela parcela geográfica de forma simbólica, fazendo com que os atores comunguem de um mesmo ideal de formação, educação, ciência, produção de conhecimentos e consequentemente de práticas sociais e processos educativos.

Ficou interessado nessa discussão? Gostaria de aprofundá-la ou de vivenciá-la? Então venha conhecer mais sobre o Necaps... Para maiores aprofundamentos sobre a temática, sugerimos a leitura da Dissertação de Mestrado: (Re)significando a formação inicial a partir de novos territórios de formação: um estudo sobre o Necaps/CCSE/UEPA.


Referências:

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Casa Civil. Disponível em http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 fev. 2016, às 15h30.

SILVA JÚNIOR, C. A. S. da. (Re)Significando a Formação Inicial a partir de novos Territórios de Formação: um estudo sobre o Necaps/CCSE/UEPA. 2011. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em Educação). Centro de Ciências Sociais e Educação/Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2011.

______; SOUZA, M. C. D.; GAMA, D. D. G. Formação de Jovens Pesquisadores: saberes e práticas vivenciadas no Núcleo de Estudo em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps/CCSE/UEPA. 2007.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia). Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2007.

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